Currículo – Manuel Fabricio Alves de Andrade

 

Ator, doutorando em Artes/Teatro pelo curso de Pós-graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP Departamento de Artes Cênica, onde se formou Mestre no mesmo programa em 2014, e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Desenvolve pesquisa sobre a criação vocal e a atuação no teatro tardio de Samuel Beckett. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, corpo e voz, teatro beckettiano, dança e performance.

Nome em citações bibliográficas: ANDRADE, M. F. A.

Formação acadêmica/titulação

Doutorado em andamento em Artes (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Orientador:  Suely Master.
Coorientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Beckett; Gordon Craig; voz; teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.

Mestrado em Artes (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Sonoridades beckettianas: a criação vocal do intérprete.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador:  Suely Master.
Coorientador: Maria Cláudia de Vasconcellos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Beckett; voz; atores; processo criativo; teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.

Graduação em Artes Cênicas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O Gestus na Dança-teatro: Em busca do corpo social do intérprete..
Orientador: Teresa Margarida Morini Vine.

Formação Complementar

Núcleo de Investigação Teatral “A invenção do eu”.. (Carga horária: 102h).  Grupo XIX de Teatro, XIX, Brasil.

Extensão universitária em A dimensão espacial da ação vocal com Francesca Della Monica. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Extensão universitária em “Corpo mínimo: exploração das ações vocais” com Fabio Tolledi. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Canto e técnicas vocais com Eric D’Avila.  Cooperativa Paulista de Teatro, CPT, Brasil.

Body-Mind Centering – Workshop com Bonnie Cohen. (Carga horária: 13h).  Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

Extensão universitária em Inglês Instrumental – Nível II. (Carga horária: 30h).  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Extensão universitária em Inglês Instrumental – Nível I. (Carga horária: 30h).  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

A polêmica da estética: modernidade versus pós-mod. (Carga horária: 45h).  Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

O corpo do ator. (Carga horária: 33h).  Oficina Cultural Oswald de Andrade, ASSAOC, Brasil.

Método Feldenkrais com Mathilda Yakhni. (Carga horária: 32h).  Oficina Cultural Oswald de Andrade, ASSAOC, Brasil.

Improviso em Dança Contemporânea, com Beth Bastos. (Carga horária: 32h).  Oficina Cultural Oswald de Andrade, ASSAOC, Brasil.

Direção Teatral com Cibele Forjaz. (Carga horária: 11h).  Oficina Cultural Oswald de Andrade, ASSAOC, Brasil.

A Ação Vocal no Teatro a partir do Método Suzuki. (Carga horária: 32h).  Oficina Cultural Oswald de Andrade, ASSAOC, Brasil.

O Palhaço e o Sentido Cômico do Corpo. (Carga horária: 28h).  LUME – Campinas, LUME, Brasil.

Disciplina Especial: As dramaturgias pós-narrativa. (Carga horária: 60h).  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Disciplina Especial: Voz, a partitura do ator.. (Carga horária: 60h).  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Interpretação para TV e Cinema: Iniciantes. (Carga horária: 480h).  Escola de atores Wolf Maya, WOLF, Brasil.

Desenhando com a Luz com Lucila Wroblewski. (Carga horária: 6h).  Caixa Cultural São Paulo, CAIXA, Brasil.

Desenho Técnico de Moda – Corel Drawn e Photoshop. (Carga horária: 42h).  Senac Penha, SENAC, Brasil.

Dança Contemporânea com Lu Favoreto.  Sala Crisantempo, CR, Brasil.

Contato Improvisação com Alex Ratton.  Sala Crisantempo, CR, Brasil.

Idioma Frãnces Básico – Módulos I e II. (Carga horária: 108h).  SENAC Consolação, SENAC, Brasil.

Workshop: Composição/Improvisação com Lisa Nelson. (Carga horária: 20h).  Estúdio Nova Dança, ND, Brasil.

Ballet com Zélia Monteiro.  Sala Crisantempo, CR, Brasil.

Máscara Neutra II com Inês Marroco. (Carga horária: 20h).  Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Ballet Clássico.  ADANAC – Escola de Dança, ADANAC, Brasil.

Máscara Neutra com Inês Marroco. (Carga horária: 20h).  Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Oficina de Dança Vocal com Margha Vine. (Carga horária: 9h).  Serviço Social do Comércio – Londrina, SESC, Brasil.

Reeducação do Movimento com Ivaldo Bertazzo.. (Carga horária: 8h).  Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Dança Contemporânea com Margha Vine.  Escola do Balé de Londrina, BL, Brasil.

Oficina de Teatro com Susana Pires. (Carga horária: 20h).  Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Teatro na Terceira Idade com Nicoletta Robello. (Carga horária: 120h).  FILO – Festival Internacional de Londrina, FILO, Brasil.

Atuação Profissional

FMUFaculdades Metropolitanas Unidas

2018- Atual: Docente no curso de artes visuais da FMU (), disciplinas: “Jogos Teatrais”, “Ritmo, Corpo e Movimento”, “Orientação de Pesquisa” e “Artes Cênicas e Mercado”

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2017 – 2017 Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Docência., Carga horária: 5 Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Docência., Carga horária: 5 Outras informações: Estágio em Docência na disciplina “Corpo e Voz IV”.

2012 – 2012 Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4 Estágio em Docência na disciplina “Corpo e Voz VII”.

08/2013 – 12/2013 Estágios , Instituto de Artes. Estágio realizado. Estádio em Docência.

ADANAC – Escola de Dança, ADANAC, Brasil.

2006 – 2006 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Ministrante de aulas de teatro

 

Projetos de pesquisa

Atual: Grupo de Pesquisa Estudos sobre Samuel Beckett. Descrição: O “Grupo de Pesquisa Estudos sobre Samuel Beckett” reúne, em encontros mensais, entre professores, doutores, doutorandos e mestrandos, pesquisadores da obra do dramaturgo, prosador, poeta e ensaísta irlandês (1906-9189), vindos de vários campos do conhecimento (letras, filosofia, psicologia social, artes cênicas, artes plásticas) e vinculados a diversas universidades brasileiras (USP, Unifesp, PUC-SP, UFSC, UFRJ, UFRN, UFBA). Suas atividades tiveram início em princípio de 2011 e tiveram como primeiro resultado, em julho do mesmo ano, o Simpósio Trajetórias cruzadas: narrativa e drama beckettianos no limite do silêncio, apresentado no XII Congresso Internacional da ABRALIC, realizado na UFPR, Curitiba. Seus eixos de trabalho são, por um lado, a recepção brasileira da obra beckettiana (a memória das encenações, das leituras acadêmicas e de sua repercussão editorial) e, por outro, o estudo dos muitos pontos de confluência e ruptura entre os limites dos gêneros lírico, narrativo e dramático nos escritos beckettianos, centrais na criação moderna e contemporânea. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .  Integrantes: Manuel Fabricio Alves de Andrade – Integrante / Fábio Rigatto de Souza Andrade – Coordenador / Ana Helena Souza – Integrante / Cláudia Maria de Vasconcellos – Integrante / Dirce Waltrick do Amarante – Integrante / Sérgio Medeiros – Integrante / Lucion Gatti – Integrante / Michelle Nicié – Integrante / Annita Costa Malufe – Integrante / Francisco Mercon – Integrante / Rosanne Bezerra de Araújo – Integrante / Lilinne Benetti – Integrante / Lívia Bueloni – Integrante / Talita Mochiute – Integrante / Wilker Leite – Integrante.

2005 – 2009

Somos todos Anjos… Caídos ou Não. Dança Vocal: A pura poesia da imagem do movimento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

2002 – 2005 A Voz do Movimento, o Movimento da Voz. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Outros Projetos

2012 – Atual GREVI – Grupo de Estudos em Voz e Interpretação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Suely Master em 04/06/2014. Descrição: O GREVI tem como objetivo estudar a Expressão Vocal e suas interfaces com as Artes Cênicas, Educação e Reeducação/Arte-terapia. Em Expressão Vocal, pretende-se pesquisar as relações entre corpo e voz; os jogos teatrais e a improvisação; os processos criativos, tendo em vista, as diferentes estéticas e a poética da voz; a preparação vocal em diferentes dramaturgias e, o uso de novas tecnologias visando a pesquisa e o desenvolvimento da técnica vocal. Em Educação, pretende-se focalizar principalmente os aspectos metodológicos envolvidos no ensino da voz enquanto linguagem cênica. Em Reeducação / Arte-terapia, pretende-se explorar as contribuições do fazer Teatral, para a inclusão social de indivíduos portadores de necessidades especiais e outras. Assim sendo, as atividades a serem desenvolvidas ao longo do triênio devem convergir para essa grande temática. O GREVI conta com um Laboratório de Voz instalado na sala 207 do IA. Esta devidamente equipado com 2 computadores, 3 microfones, hardware Computerized Speech Lab (CSL)-Model 4500 da KeyPentax e diversos programas para analise acústica computadorizada, 1 eletroglotograma da KayPentax, 1 decibelímetro, 1 gravador digital Marantz PMD 671 e 1 cabine a prova de som.  Situação: Em andamento; Natureza: Outra.  Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .  Integrantes: Manuel Fabricio Alves de Andrade – Integrante / Suely Master – Coordenador / Elvira Fazzini da Silva – Integrante / Beatriz Georgopoulos Calló – Integrante / Helder Carlos de Miranda – Integrante.

 

Áreas de atuação

  1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
  2. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Preparação Vocal.
  3. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
  4. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
  5. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção Teatral.
  6. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Cinematográfica.

Idiomas

Francês Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Inglês Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

 

Prêmios e títulos

Prêmio Myriam Muniz de Teatro – Montagem do espetáculo Memórias de Bonecas., FUNARTE – PETROBRAS..

 

Produções

Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos

  1. ANDRADE, M. F. A.MASTER, Suely. Sonoridades beckettianas: conversa com diretor Rubens Rusche sobre a dramaturgia de Samuel Beckett. Questão de Crítica, v. VII, p. 61, 2014.
  2. ANDRADE, M. F. A.; VASCONCELLOS, C. M. ; MASTER, Suely. Sonoridades beckettianas: reflexões sobre a voz e a fala no teatro de Samuel Beckett. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 77, 2014.

 

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

ANDRADE, M. F. A.; VASCONCELLOS, C. M. ; ELKHOURI, L. A. ; MASTER, Suely . BECKETTIAN SONORITIES: VOCAL PREPARING IN SAMUEL BECKETT?S THEATRE. In: PAN EUROPEAN VOICE CONFERENCE – PEVOC 11, 2015, Firenze – Itália. PAN EUROPEAN VOICE CONFERENCE ABSTRACT BOOK PEVOC 11. Firenze – Italia: Firenze Universty Press, 2015. p. 286.

Apresentações de Trabalho

ANDRADE, M. F. A.MASTER, Suely . Sonoridades bekcettianas: reflexões sobre a preparação vocal no teatro de Samuel Beckett. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

ANDRADE, M. F. A.. Preparação vocal do ator contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

ANDRADE, M. F. A.; VASCONCELLOS, C. M. ; ELKHOURI, L. A. ; MASTER, Suely . BECKETTIAN SONORITIES: VOCAL PREPARING IN SAMUEL BECKETT?S THEATRE.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

ANDRADE, M. F. A.. Bate-papo sobre a realização da leitura dramática ‘Comédia’ de Samuel Beckett. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

MASTER, Suely ; GUZMAN, M. ; ANDRADE, M. F. A. ; KELLY, A. . Acoustic and Perceptual Analysis of Brazilian Actresses Voices. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

ANDRADE, M. F. A.. Sonoridades beckettianas: a criação vocal do intérprete.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Demais tipos de produção técnica

ANDRADE, M. F. A.MASTER, Suely ; STOROLLI, W. . Orientação na criação da obra cênica ‘Estamos em obras’.. 2017. (Pedagógica).

ANDRADE, M. F. A.. Criação de Partituras para a Ação Vocal no Teatro. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. F. A.MASTER, Suely . Criação de Partituras para a Ação Vocal no Teatro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. F. A.. Oficina de Criação de Esquetes na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, São Carlos, SP.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. F. A.. Oficina de Criação de Esquetes, na Oficina Cultural Guiomar Novaes, São João da Boa Vista, SP.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALDI, Janaina C. A. ; ANDRADE, M. F. A. . Oficina de Clown para Iniciantes, de Jana Galdi.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. F. A.. Workshops de Dança. Parte do Projeto “Como Viver Junto”, de Marta Soares. Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. F. A.; GALDI, Janaina C. A. . Oficina de Técnicas Circenses e Palhaço. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. F. A.. Projeto Teatro Sul – Oficinas de teatro ministrada a jovens e adultos.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

Produção artística/cultural

Artes Cênicas

  1. ANDRADE, M. F. A.MASTER, Suely; STOROLLI, W. . Estamos em Obras. 2017. Teatral.
  2. ANDRADE, M. F. A.; AMORIM, R. . Invenção do Eu. 2017. Teatral.
  3. ANDRADE, M. F. A.; BENITES, L. . O lugar onde tudo começa…. 2017. Performática.
  4. ANDRADE, M. F. A.SOARES, Marta. A.. Deslocamentos. 2016. Coreográfica.
  5. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Vestígios. 2016. Performática.
  6. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Deslocamentos – Experimento II. 2015. Performática.
  7. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Deslocamentos – Experimento III. 2015. Performática.
  8. ANDRADE, M. F. A.. Leitura Dramática de ‘Comédia’ de Samuel Beckett. 2015. Teatral.
  9. ANDRADE, M. F. A.SOARES, Marta. A.. Deslocamentos – Experimento III na Virada Cultural 2015. 2015. Performática.
  10. ANDRADE, M. F. A.SOARES, Marta. A.. Deslocamentos. 2015. Performática.
  11. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Deslocamentos. 2014. Performática.
  12. ANDRADE, M. F. A., Karina.. O (Des)Encontro. Texto e dir. Karina Jacob. Orientação de Antônio Araújo.. 2012. Teatral.
  13. ANDRADE, M. F. A.; BASTOS, B. . Entretempos: Uma reflexão sobre a criança de ontem, hoje e de sempre. 2012. Coreográfica.
  14. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Vestígios – Instalação coreográfica de Marta Soares / Mostra ‘Trajetos’ Sesc. 2012. Coreográfica.
  15. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Vestígios – Instalação coreográfica de Marta Soares. 2012. Performática.
  16. ANDRADE, M. F. A.; GALDI, Janaina C. A. . Clowneando (estudio cênico). Pesquisa da linguagem do clown realizada em parceria com Jana Galdi. Apresentações realizadas no Projeto Tenda Móvel de Teatro, Pref. Munic. de São Carlos, SP; Projeto Teatro aos Domingos do Shopping Iguatemi São Carlos, SP. Cia. TPK.. 2011. Teatral.
  17. ANDRADE, M. F. A.; GALDI, Janaina C. A. ; SGARBI, G. F. . Circo Tokpotok – Theatro Circo de Braga, Portugal (2010). 2010. Teatral.
  18. ANDRADE, M. F. A.; GALDI, Janaina C. A. . Um Sonho de Palhaço (2006). Espetáculo infantil. Apresentado no Festival Internacional de Londrina (FILO), 2007; Temporada realizadas em escolas e espaços públicos, Londrina, PR; Projeto Teatro aos Domingos do Shopping Iguatemi São Carlos, SP. Cia. TPK.. 2010. Teatral.
  19. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Vestígios – Instalação coreográfica de Marta Soares. 2010. Performática.
  20. ANDRADE, M. F. A.; GALDI, Janaina C. A. ; SGARBI, G. F. . Circo Tokpotok – Turnê da Alegria. 2010. Teatral.
  21. ANDRADE, M. F. A.; GALDI, Janaina C. A. . Era uma casa muito engraçada. Espetáculo Infantil. Concep. Jana Galdi. Apresentado na Mostra Paralela do Festival de Teatro de Curitiba, PR, no Festival de Teatro de Campo Mourão (FETACAM).. 2009. Teatral.
  22. ANDRADE, M. F. A.SOARES, Marta. A.. Um corpo que não agüenta mais – Festival Contemporâneo de Dança. 2009. Coreográfica.
  23. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Um corpo que não agüenta mais – 13º Festival Internacional de Dança do Recife. 2008. Coreográfica.
  24. ANDRADE, M. F. A.SOARES, Marta. A.. Um corpo que não agüenta mais (2008) – Dança. Dir. Marta Soares. 2008. Coreográfica.
  25. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Como Viver Junto – Estudo coreográfico. Dir. Marta Soares. Apresentado durante a 1ª Mostra do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.. 2007. Coreográfica.
  26. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Um corpo que não aguenta mais (2007). Dança. Dir. Marta Soares.. 2007. Coreográfica.
  27. ANDRADE, M. F. A.. Memórias de Bonecas – Espetáculo teatral. Concep. e dir. Manuel Fabrício.. 2006. Teatral.
  28. ANDRADE, M. F. A.; ALMEIDA, M. A. . Brasis – Espetáculo teatral de criação coletiva. Patrocinado pelo PROMIC – Programa de Incentivo à Cultura da cidade de Londrina, PR. Temporada realizada no teatro Usina Cultural. Colaboração com Margareth Almeida.. 2005. Teatral.
  29. ANDRADE, M. F. A.. Titus. Espetáculo Teatral. Dir. Wagner Donadio. Temporada realizada no Teatro Zaqueu de Melo, Londrina, PR. Cia. Independente de Teatro.. 2004. Teatral.
  30. ANDRADE, M. F. A.; GALDI, Janaina C. A. . As metamorfoses dos Jornais – Esquete cômica apresentada durante a II Mostra da Primavera, promovida pelo Dpto. de Artes Cênicas, UEL, PR. Criada em colaboração com Jana Galdi.. 2003. Teatral.
  31. SOUZA, W. D. ; ANDRADE, M. F. A.. Macbeth – Espetáculo teatral. Dir. Wagner Donadio. Temporada realizada no Circo Funcart, patrocinada pelo PROMIC, Programa de Incentivo à Cultura da cidade de Londrina, PR. Com a Cia. Independente de Teatro.. 2003. Teatral.
  32. VINE, T. M. M.ANDRADE, M. F. A. . Eternos Viajantes. Coreografia de Margha Vine. Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, PR. Temporada realizada no Circo da Funcart.. 2002. Coreográfica.
  33. ANDRADE, M. F. A.. Prólogo de Assim Falava Zaratustra – Dir. Susana Pires. Apresentação realizada durante o Colóquio Internacional “O trágico e seus rastros”.. 2001. Teatral.
  34. ANDRADE, M. F. A.. Antígona – Dir. Nicoletta Robello. Apresentado durante o Festival Internacional de Londrina (FILO). Com o grupo de teatro Casa das Fases. 2000. Teatral.
  35. ANDRADE, M. F. A.. Quatro Estações. Espetáculo teatral. Temporada realizada no Centro Cultural Gilberto Mayer, Cascavel, PR. Apresentado no 3º Encuentro del Arte y la Cultura del Mercosur, Eldorado, Argentina. Grupo Stillo Fênix.. 1998. Teatral.
  36. ANDRADE, M. F. A.. Senzala, meu amor. Espetáculo teatral. Temporada realizada no Centro Cultural Gilberto Mayer, Cascavel, PR. Aprest. no 2º Encuentro del Arte y la Cultura del Mercosur, Eldorado, Argentina. Grupo Stillo Fênix.. 1997. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais

  1. ANDRADE, M. F. A.; SOUZA, A. M. . Calabar: O elogio da traição. Estudo cênico-musical. Dir. Aguinaldo de Souza. Espetáculo realizado em parceria com os Dptos. de Música e Teatro da UEL, PR. Apresentado durante o Festival de Música de Londrina (FML).. 2004.
  2. ANDRADE, M. F. A.VINE, T. M. M.. Um canto para sapatos. Espetáculo de dança-teatro. Dir. Margha Vine. (Estréia Dez. 2003). Realizado como projeto final do curso de Artes Cênicas, UEL. Apresentado no Festival Internacional de Londrina (FILO), 2004.. 2004.
  3. ARISTIDES, M. ; ANDRADE, M. F. A.. A Saga: Da terra vermelha brotou o sangue. Concepção e direção de Manaoos Aristides. Produção audiovisual realizada pela Rede Tarobá de Televisão, Cascavel, PR.. 1999 (Audiovisual).

 

Demais trabalhos

  1. SOARES, Marta. A.ANDRADE, M. F. A. . Vestígios (2010), de Marta Soares. (Assistente de produção, ensaios e cenotécnico). Patrocinado pelo Fomento à Dança da Cidade de São Paulo (2010 e 2011) e Rumos Dança Itaú Cultural. Temporadas: SESC Pinheiros, SP (2010) e Liceu de Artes Ofícios, São Paulo, SP (2012). Festival Europália 2011, Antuérpia, Béligica; 15º Fest. de Dança do Recife, PE; Bienal SESC de Dança de 2011.. 2012 (Produção em Instalação Coreográfica) .
  2. HORNECK, MAURÍCIO ; ANDRADE, M. F. A.. Duas Xícaras (Curta-metragem). Direção e roteiro de Maurício Horneck.. 2012 (Curta-Metragem) .
  3. STEINBRUCH, JÚLIA ; ANDRADE, M. F. A.. Esmeralda (Curta-metragem). Dir. Júlia Stein.. 2010 (Curta-Metragem) .

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

  1. II Colóquio Samuel Beckett, do GP Estudos sobre Samuel Beckett..Sonoridades beckettianas: reflexões sobre a preparação vocal no teatro de Samuel Beckett.
  2. 42nd Annual Symposium: Care of the Professional Voice.Acoustic and Perceptual Analysis of Brazilian Actresses Voices. 2013. (Simpósio).
  3. I Colóquio Samuel Beckett.Sonoridades beckettianas: a criação vocal do intérprete.. 2013.
  4. Festival Temps D’Images.Vestígios. 2012.
  5. Quarta Semana de Estudos Teatrais: Urdiduras da Performance (Processos, Expedientes e Experimentações). 2012. (Seminário).
  6. Bienal Sesc de Dança.Vestígios. 2011.
  7. Festival Europália.Vestígios. 2011.
  8. 15º Festival Internacional de Dança do Recife.Vestígios. 2010.
  9. A Revolta da Carne – Diálogos Brasil-Japão. 2009. (Seminário).
  10. Festival Contemporâneo de Dança.Um corpo que não agüenta mais. 2009.
  11. FID – Festival Internacional de Dança de Belo Horizonte.Um corpo que não agüenta mais. 2009.
  12. 13º Festival Internacional de Dança do Recife.Um corpo que não agüenta mais. 2008.
  13. 1º Festival do Fomento à Dança.Como viver junto.. 2007. (Outra).
  14. FILO – Festival Internacional de Londrina.Um canto para sapatos. 2004. (Outra).
  15. Colóquio Internacional: O Trágico e seus Rastros..TEATRVUM PHILOSOPHICUM I – Montagem e apresentação do prólogo de Assim Falava Zaratustra de F. Nietzsche.. 2001. (Oficina).
  16. FILO – Festival Internacional de Londrina.Antígona – Fase 3. 2000. (Outra).

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

  1. ANDRADE, M. F. A.; STOROLLI, W. . I Encontro de Corpo e Voz na Cultura Popular / Evento de Extensão Cultural. 2017. (Outro).
  2. ANDRADE, M. F. A.; ANDRADE, F. R. S. ; VASCONCELLOS, C. M. ; GATTI, L. . II Colóquio Samuel Beckett, do GP Estudos sobre Samuel Beckett. 2017. (Outro).
  3. ANDRADE, M. F. A.; STOROLLI, W. . IV Seminário Vozes Performáticas: a voz em sua dimensão gestual e espacial,. 2016. (Congresso).
  4. ANDRADE, M. F. A.; STOROLLI, W. . IV Seminário Vozes Performáticas: a voz em sua dimensão gestual e espacial.. 2016. (Outro).