Currículo – Tereza Margarida Morini Vine

Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, concluído em agosto de 2009. Mestrado em Artes em 2005 pela Universidade Estadual de Campinas. Obteve o título de especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1985). É professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança Integrativa Sonora. Também atua na área de educação do movimento somático e terapias complementares.

Como diretora entre 2014 e 2018 participou com o trabalho Raízes e Copas do grupo Talvez Quinta na Mostra de Teatro e Circo de Londrina em março de 2014 e no Festival Internacional de Londrina (FILO) em agosto de 2014. Conduziu várias intervenções cênicas com alunos de 2º e 3º ano nas ruas de Londrina como processo de complemento de formação profissional.

ATIVIDADES DE ENSINO: Graduação: Psicologia e Psicanálise Teatral Expressão Corporal II Expressão Corporal III Expressão Corporal para o curso de Música Montagem Cênica PRODUÇÃO ACADÊMICA: 2015 – Congresso Internacional de Psicologia Transpessoal: Florescer da Consciência. Aconteceu em Salvador entre os dias 04 e 07 de setembro de 2015. Participaram por volta de 700 pessoas e houveram por volta de 180 atividades entre conferências, palestras, workshops e vivências, muitas nas quais aconteceram simultaneamente, para que o congressista escolhesse uma das atividades.

A vivência de Movimento Integrativo Transpessoal aconteceu no dia 06/09 das 15 às 15:50h, para um número de 30 participantes, lotação máxima da sala designada, onde praticaram movimentos/sons resgatando o direito de respirar, de não ter vergonha da própria existência, de vocalizar, de escolher, contatar consigo e com o outro, soltar-se no espaço – o direito de expressar-se plenamente. Tornar visível o invisível: explorar o inconsciente, lidar com a energia interna, buscar na sombra e na luz, um caminho para a manifestação. Observar os sentimentos, pensamentos, sensações, imagens e impulsos do movimento que nascem da psique e manifestam na consciência. Reencontrar-se com o potencial criativo e com o prazer de dançar tão naturalmente vivenciados na infância.

2016 – Congresso Europeu de Psicologia Transpessoal Eurotas 2016: Love is a Miracle, Aconteceu na Romênia em Vênus entre os dias 21 e 25 de setembro de 2016. Participaram por volta de 200 pessoas e houveram por volta de 90 atividades entre conferências, palestras, workshops e vivências, muitas nas quais aconteceram simultaneamente, para que o congressista escolhesse uma das atividades. A vivência de Dança Integrativa Sonora aconteceu no dia 24/09 das 19 às 20:30h, para um número de 15 participantes, lotação máxima da sala designada, onde praticaram movimentos/sons resgatando a conexão com o coração e com processos de criação. Criar é como uma semente que espera o seu tempo e o solo apropriado para poder germinar. Gesta por quanto tempo necessário for para poder brotar, crescer e florescer poderoso em seu próprio espaço. Uma idéia surge como uma centelha; seu movimento interno é gerado atemporalmente, criando imagens sonoras, auditivas, visuais e cinestéticas até que estas se entrelaçam e ganhem forma própria. Sentimentos que afloram, transformados em pensamentos que se movem, cheios de ideais, sonhos e intenções. É quase uma invocação e, para poder recebê-la, é preciso estar atento às chaves que são dadas. Criar é deixar-se submergir no mundo do inconsciente, pela experiência vivida e submersa na memória das células, dos órgãos, dos fluidos da existência, da batida do coração para expressar de modo único a própria experiência vivida. Na dança pessoal, o indivíduo resgata sua essência, ao contatar com aspectos do seu eu profundo e abre-se para o jogo, o lúdico, a expressão coletiva.

2017 International Transpersonal Conference em Praga, entre 25 de setembro de 1º de outubro de 2017 com o título: “Inner Landscapes through Integrative Dance Sound: The ecology of The body.” X Congresso Internacional da Alubrat – Portugal, Espiritualidade: Ciência e Vivência, em Tomar, nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2017, com o título: “Dança Integrativa Sonora: Uma prática meditativa na transformação espiritual do indivíduo”. Artigos completos publicados em Anais de Congresso Internacionais Autor(es), ano, título, título da revista, editora. Title Presentation: Integrative Dance Sound: Meeting with love inside Yourself Keywords: Dance, Sound, Creativity, love, spirituality Author: Tereza Margarida Morini Vine CAPACITAÇÃO DOCENTE: Doutorado em Multimeios e Mestrado em Artes pela Unicamp. Especialista na área de Filosofia da Educação pela Unicamp. Formação profissional em Vocal Dance & Voice Movement Integration com Patrícia Bardi, na Holanda. Graduada em dança pela Unicamp e Psicologia na UNIFIL(Cesulon). Formação em Terapia Floral no IPESB, Londrina. Curso em Transpessoal pela ALUBRAT – Campinas. Atualmente faz formação em Psicossomática no Institute for Integrative Bodywork and Movement Therapy, na Inglaterra. ORIENTAÇÃO Ao longo da trajetória como docente, tem orientado vários trabalhos de conclusão de curso, para alunos da graduação, bem como iniciação científica, projetos de ensino, extensão e inclusão social. ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS Descriere CIP .a Bibliotecii Nationale a Romaniei Love – the eternal miracle / coord.: Anghel Ilie Gradinaru – Sibiu: Psihomedia, 2016 ISBN 978-606-557-088-7 Pagina 63 Vice Chefe de Departamento – 2018 (gestão vai até 2020) Chefe de Departamento – 2016 até 2018 Vice Chefe de Departamento – 2014 a 2016 Coordenador de Colegiado de Curso – 2010 a 2014 PARTICIPAÇÃO EM BANCAS Participação efetiva em bancas de dissertação de mestrado Antonio Marcelino Vicente Rodrigues – Unicamp 2017 Stephanie Piva Paranhos – Universidade Federal de Uberlândia – 2015 Silvia Maria Rodrigues – Cesumar – 2015 Participação efetiva em bancas de qualificação (mestrado/doutorado) Antonio Marcelino Vicente Rodrigues – Unicamp – 2016 Participação em bancas de monografias de conclusão de curso de graduação. Ao longo da carreira docente, tem participado de inúmeras bancas de monografia de conclusão de curso.

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS Participação em Projetos de Ensino Práticas de Encenação Dançantes – O Treinamento Pessoal e a Criação de Cenas sob a Perspectiva da Presença do Artista Participação em Projetos de Pesquisa Performance e as Poéticas do Objeto – concluído em 2015 Entre a Política e a Estética: Meu Corpo Página e a Memória do Holocausto Nazista – concluído em 2016 Atualmente está com um grupo de pesquisa em vias de ser cadastrado com o foco na Dança Integrativa Sonora e sua relação entre meditação, movimento autêntico expressão sonora em processos de criação.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4802049549216020

Formação acadêmica/titulação

Doutorado em Multimeios (Conceito CAPES 3).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Somos todos Anjos… Caídos ou Não. Dança Vocal: A pura poesia da imagem do movimento, Ano de obtenção: 2009.
Orientador:  Elisabeth Bauch Zimmermann.
Palavras-chave: Dança Vocal; Imagem; Movimento; Processos de Criação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Artes (Conceito CAPES 4).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Dança Vocal: A Voz do Movimento, o Movimento da Voz,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador:  Dra. Verônica Fabrini Machado de Almeida.

Especialização em Especialização em Psicologia Tranpessoal. (Carga Horária: 460h).
Associação Luz Brasileira de Psicologia Transpessoal.
Título: Essências Florais do Alaska e a Abordagem Integrativa Transpessoal.
Orientador: Célia Lameira.

Especialização em Filosofia da Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Graduação em Dança.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Graduação em Psicologia.
Centro de Estudos Superiores de Londrina.

Formação Complementar

2013 – 2013

Psicologia Transpessoal/ Psicologia Budista. (Carga horária: 100h).
Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal.

2012 – 2013

Authentic Movement. (Carga horária: 60h).
Institue for Integrative Bodywork and Movement Therapy.

2008 – 2008

Programa Cert. T.Floral California. (Carga horária: 40h).
Essencias Florais Centro de Cursos.

2008 – 2008

Introdução à Ayurveda. (Carga horária: 72h).
Instituto Visão Futuro.

2008 – 2008

Florais Arco Íris. (Carga horária: 60h).
instituto de pesquisa em bioenergética.

2007 – 2007

Learning to Use Healing Herbs Flowers Essences. (Carga horária: 40h).
Healing Herbs Centre.

2007 – 2007

Florais de Bach Aplicado. (Carga horária: 36h).
Healing Herbs Centre.

2007 – 2007

Programa Int. Terapia Floral Alaska II. (Carga horária: 32h).
Essencias Florais Centro de Cursos.

2007 – 2007

Programa Int. Terapia Floral Alaska I. (Carga horária: 17h).
Essencias Florais Centro de Cursos.

2007 – 2007

Oficina de Body Mind Centering. (Carga horária: 16h).
Casa Hoffmann da Fundação Cultural de Curitiba.

2007 – 2007

BMC Aspectos da Resp. Med e Percepção. (Carga horária: 20h).
Casa Hoffmann da Fundação Cultural de Curitiba.

2007 – 2007

Landscape and the Body. (Carga horária: 60h).
Centre for Performance Research.

2006 – 2007

Formação em Biopsicologia. (Carga horária: 200h).
Instituto Visão Futuro.

2005 – 2007

Formação em Terapia Floral. (Carga horária: 350h).
instituto de pesquisa em bioenergética.

2006 – 2006

Direção de Atores. (Carga horária: 24h).
Instituo de Cinema e Vídeo de Londeina.

2006 – 2006

BMC – Sistema de Fluídos. (Carga horária: 20h).
Casa Hoffmann da Fundação Cultural de Curitiba.

2004 – 2004

BMC – Body-Mind Centering. (Carga horária: 15h).
Associação dos Profissionais de Dança de Londrina.

1999 – 1999

Vocal Dance. (Carga horária: 14h).
Patricia Bardi Courses.

1998 – 1998

Contemporay Dance Programme. (Carga horária: 40h).
Laban Centre For Moviment And Dance.

1997 – 1997

Breath, Movement Impulse Sources of Voice. (Carga horária: 40h).
Centre for Performance Research.

1996 – 1996

Overtone Singing. (Carga horária: 15h).
Centre for Performance Research.

1996 – 1996

International Artists Residency Program. (Carga horária: 40h).
Patricia Bardi Courses.

1996 – 1996

Vocal Dance and Voice Movement Integration. (Carga horária: 170h).
Patricia Bardi Courses.

1995 – 1995

Voicing your Journey. (Carga horária: 20h).
Centre for Performance Research.

1995 – 1995

Physical Voice in the Moving Body. (Carga horária: 20h).
Centre for Performance Research.

1995 – 1995

Movement and Speech. (Carga horária: 15h).
Centre for Performance Research.

1995 – 1995

The Art of Dissonance. (Carga horária: 2h).
Centre for Performance Research.

1995 – 1995

Vocal Dance & Theatre Summer School. (Carga horária: 40h).
Patricia Bardi Courses.

1994 – 1994

Physical Theatre Workshop. (Carga horária: 60h).
Centre for Performance Research.

1992 – 1992

Novas Vozes em Teatro. (Carga horária: 45h).
Academia Oxford.

1985 – 1986

Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica. (Carga horária: 218h).
Centro de Estudos Superiores de Londrina.

 

Atuação Profissional

Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil. 2000 – 2001 Vínculo: docente, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 40

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. 2014 – Atual Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40

Outras informações: Cargo ou Função Vice Chefe de Departamento de Música e Teatro
2000 – 2014: Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

03/2012 – Atual

Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Música e Teatro. Cargo ou função. Coordenador de Curso.

03/2010 – 02/2012

Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Música e Teatro.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. 2004 – 2005 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

04/2004 – 03/2005 Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação. Disciplinas ministradas: Expressão Vocal

Projetos de pesquisa

2012 – 2015: PERFORMANCE E AS POÉTICAS DO OBJETO

2012 – 2014: IDENTIDADES E CULTURAS MUSICAIS JUVENIS: CONEXÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE NA BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

2011 – 2013: RESPIRAÇÃO E CRIAÇÃO CÊNICA

2009 – 2010: O CANDOMBLÉ INSERIDO NO EXERCÍCIO CÊNICO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tereza Margarida Morini Vine – Coordenador.

 

Projetos de extensão

2009 – 2011: IDENTIDADE E CULTURAS JUVENIS: AGREGANDO A ESCOLA E A COMUNIDADE NA BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Outros Projetos

2005 – Atual: PRÁTICAS DE ENCENAÇÃO

2003 – 2005: MONTAGEM E ENCENAÇÃO TEATRAL. Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Áreas de atuação

  1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
  2. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ESTUDOS DO MOVIMENTO SOMÁTICO.
  3. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
  4. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Terapia Floral.

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

 

Produção bibliográfica

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

  1. VINE MORINI, T. M.. Dança Vocal: O Corpoespiriente em Movimento Expressivo. II Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro. 10p.. In: II Seminário Nacional de Dança Teatro, 2010, Viçosa. Anais do II Seminárioe Mostra Nacional de Dança Teatro. Viçosa: Ed. UFV, 2010. p. 1-10.

Apresentações de Trabalho

  1. VINE MORINI, T. M.. O Papel da Dança na Cura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  2. VINE MORINI, T. M.. Dança Vocal: o corpespiriente em movimento expressão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
  3. VINE MORINI, T. M.. O Estudo de Vocal Dance & Body-Mind Centering e suas aplicações para o performer contemporâneo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Demais tipos de produção técnica

1.VINE MORINI, T. M.. Oficina Pró-Autista Cultural/Dança – módulo II. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.VINE MORINI, T. M.. Oficina Pró-Autista Cultural/Dança – módulo I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.VINE MORINI, T. M.. Movimento Integral Terapeutico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.VINE MORINI, T. M.. Dança Vocal. Ministrado durante o Festival Internacional de Londrina – FILO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.VINE MORINI, T. M.. Vivência em Dança Vocal – Ministrado durante o Circuito Compartilhado de Dança Contemporânea no Paraná – Campo Mourão – Realização FUNARTE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.VINE MORINI, T. M.. Experiência em Dança Vocal – Ministrado durante o Circuito Compartilhado de Dança Contemporânea no Paraná – Londrina – Realização FUNARTE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  1. VINE MORINI, T. M.. Práticas em Dança Vocal – Ministrado durante o Circuito Compartilhado de Dança Contemporânea no Paraná – Guarapuava – Realização FUNARTE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

Produção artística/cultural

Artes Cênicas

  1. VINE MORINI, T. M.. Perceptos e Afetos. 2012. Performática.
  2. VINE MORINI, T. M.. Vida em 8 Atos. 2012. Performática.
  3. VINE MORINI, T. M.. Rastros. 2012. Performática.
  4. VINE MORINI, T. M.. Intervenções Urbanas. 2012. Performática.
  5. VINE MORINI, T. M.. Hoje Todos Vieram – apresentada no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. 2011. Teatral.
  6. VINE MORINI, T. M.. Sonhos – apresentada no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. 2011. Teatral.
  7. VINE MORINI, T. M.. Esponsais – apresentada no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. 2011. Teatral.
  8. VINE MORINI, T. M.. Jivatman – apresentada no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. 2010. Teatral.
  9. VINE MORINI, T. M.. Quando o Amor Acorda – Festival Internacional de Teatro – FILO. 2009. Teatral.
  10. VINE MORINI, T. M.. Improviso 5248 – Circuito Compartilhado de Dança Contemporânea no Paraná – Guarapuava – Realização FUNARTE. 2009. Coreográfica.
  11. VINE MORINI, T. M.. Improviso 5248 – Circuito Compartilhado de Dança Contemporânea no Paraná – Londrina – Realização FUNARTE. 2009. Coreográfica.
  12. VINE MORINI, T. M.. Improviso 5248 – Circuito Compartilhado de Dança Contemporânea no Paraná – Campo Mourão – Realização FUNARTE. 2009. Coreográfica.
  13. VINE MORINI, T. M.. Sobre todas as Coisas – apresentada no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. 2009. Teatral.
  14. VINE MORINI, T. M.. Lugar Errado. 2007. Teatral.
  15. VINE MORINI, T. M.; FABRICIO, M. . Memórias de Bonecas. 2006. Teatral.
  16. VINE MORINI, T. M.. Brasis. 2005. Teatral.
  17. VINE MORINI, T. M.. Sensibilidade em Coma. 2005. Teatral.
  18. VINE MORINI, T. M.. Titus. Coreográfica.
  19. VINE MORINI, T. M.. Macbeth. 2003. Coreográfica.
  20. VINE MORINI, T. M.. Um Canto para Sapatos. 2003. Teatral.
  21. VINE MORINI, T. M.. Visões. 2002. Coreográfica.
  22. VINE MORINI, T. M.. Improviso n 8. 2001. Coreográfica.
  23. VINE MORINI, T. M.. Mulheres do Mar. 2000. Coreográfica.
  24. VINE MORINI, T. M.. Passages. 2000. Coreográfica
  25. VINE MORINI, T. M.. A Woman From The See. 1999. Coreográfica.
  26. VINE MORINI, T. M.. Home is Elsewhere. 1999. Teatral.
  27. VINE MORINI, T. M.; DAVIS, J. C. . Travellers. Coreográfica.

Outras produções artísticas/culturais

1.JUSSARA,M ; VINE MORINI, T. M. . Contenda. 2008.

2.VINE MORINI, T. M.. Somos todos Anjos Caídos ou Não. 2007.

  1. VINE MORINI, T. M.. Eternos Viajantes. 2002.
  2. VINE MORINI, T. M.; THOMAS, G. . In Transit. 1999.

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão

Trabalhos de conclusão de curso de graduação

  1. VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Priscila Angélica Buiar.Urgência e angústia: processo artístico a partir da respiração. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  2. VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Lucas de Almeida Pinheiro.”Enquanto” O tempo, em Robert Wilson, como agente modificador da percepção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  3. VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Wesley Basbassa.As emoções no trabalho do ator: da neurociência ao Body-Mind Centering. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  4. VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Camila Siqueira Talevi.Pesquisa Cênica: a Repetição como princípio de composição da cena em Pina Bausch. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  5. VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Camila Sanae Suzuki.Plantamos cao de vidro, colhemos bexiga e comemos banana: memórias de uma viivência em direção teatral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  6. VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Antonio Marcelino Vicenti Rodrigues.O Desenvolvimento humano através da experiência artística: amarras reflexões e considerações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  7. VINE MORINI, T. M.; Scandolara, C.; Silva, C.V.. Participação em banca de Paloma Natacia de Lima.Quer Chá? Quer Café?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  8. VINE MORINI, T. M.; Souza, A.M.; Silva, C.V.. Participação em banca de Vitoria Beatriz de Aquino Andrade.Caminhos em espiral: a Tecnica Klauss Vianna como fundamento para um percurso criativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  9. VINE MORINI, T. M.; Souza, A.M.; D’Abronzo, T.H.; Scandolara, C.. Participação em banca de Rachel Trambaioli Machado.Do antes ao agora: a procura por uma proposta filosofica para a atriz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  10. VINE MORINI, T. M.; Souza, A.M.; Bauab, H.H.; D’Abronzo, T.H.. Participação em banca de Jiliana do Espirito Santo da Silva.Entre a Lembrança e o Esquecimento: um exercicio cênico realizado a partir do estudo da memória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  11. VINE MORINI, T. M.; Silva, C.V.; Souza, A.M.. Participação em banca de Bianca Beneduzi Pozzatto.Movimento Expressivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  12. Scandolara, C.; VINE MORINI, T. M.; Souza, A.M.. Participação em banca de Maria Emilia Cunha Alves.Um Estudodo Trabalho do Ator-Bailarino a partir do Nascimento da Dança Moderna no Século XIX e da Reforma Teatral do Século XX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  13. D’Abronzo, T.H.; Furlanete, S.P.; VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Lis Gonzalez Peronti.Impressões: o corpo feminino que menstrua. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  14. Stratico, J.F.A.; VINE MORINI, T. M.; Furlanete, S.P.. Participação em banca de Tatiane Cristina da SIlva.Desabafo-Diários: fragmentos sobre a poética do ser mãe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  15. Gomes, A.M.; Scandolara, C.; VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Debora Regina Thomas.O Observatório, um Olhar de fora para dentro: uma experimentação cênica a partir da mímeses corpórea do LUME. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  16. D’Abronzo, T.H.; Souza, A.M.; VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Ana Marcia Antunes Borges.Senhorinhas do Coração: a arte da vida alinhavando-se ao processo criativo do ator. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  17. Furlanete, S.P.; Silva, C.V.; VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Nivaldo Lino de Oliveira.Uma Reflexão sobre Técnica Vocal e Trabalho de Criação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  18. Silva, C.V.; VINE MORINI, T. M.; Souza, A.M.. Participação em banca de Erika Cezario de Toledo.Poesia do Espaço: A Dramaturgia Corporal com Base na Técnica Klauss Vianna na Construção do Trabalho Cênico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  19. Stratico, J.F.A.; VINE MORINI, T. M.; Silva, C.V.. Participação em banca de Andrea Cabral Ferreira.Considerações sobre a Concepção da Luz. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  20. Silva, C.V.; Gomes, A.M.; VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Larissa Leitão Zampaulo.A Técnica Klauss Vianna como Instrumento Corpóreo para o Porte da Máscara. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  21. Furlanete, S.P.; VINE MORINI, T. M.; Souza, A.M.. Participação em banca de Lucas Alves de Godoy.Princípios do Treinamento Esportivo Aplicado ao Treinamento do Ator. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  22. Furlanete, S.P.; VINE MORINI, T. M.; Souza, A.M.. Participação em banca de Afonso Braga da Costa Junior.A Respiração em Cena: uma investigação teórico-prática da respiração no trabalho de ator. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  23. Silva, C.V.; D’Abronzo, T.H.; VINE MORINI, T. M.. Participação em banca de Silvana Regina Xavier.Qualidades Expressivas na Repetição do Movimento: do conceito LMA de Rudolf Labam ao processo de trabalho de Pina Bausch. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.
  24. Stratico, J.F.A.; VINE MORINI, T. M.; Bauab, H.H.. Participação em banca de Rosana de Souza e Silva.Desenhar Horizontais e Verticais: um exercício cênico suspenso no ar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina.

 

Participação em bancas de comissões julgadoras

Concurso público

  1. VINE MORINI, T. M.; MARTINS, G.; LIPPMANN, E. R.. Presidente Banca Examinadora Concurso Público na área de Dança. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Outras participações

  1. VINE MORINI, T. M.; Scandolara, C.; FRANCHI, C.L.. Banca de ascensão de nível. 2014. Universidade Estadual de Londrina.
  2. VINE MORINI, T. M.. Concurso Publico: Música/Educação Musical. 2013. Universidade Estadual de Londrina.
  3. VINE MORINI, T. M.. Presidente Banca Examinadora Teste Seletivo para admissão de professores colaboradores. 2004. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

  1. I Jornada de Pesquisa em Arte.Dança Vocal: Poesia da Imagem do Movimento. 2013. (Outra).
  2. Feira de Profissões da UEL. Artes Cênicas e Vida Profissional. 2012. (Feira).
  3. VIII Congresso Internacional Transpessoal Alubrat. Movimento Integral Terapeutico: Em busca da dança interior. 2012. (Congresso).
  4. 6º Encontro de Caos, Complexidade e Transdisciplinariedade em Saúde e Educação.O Papel da Dança na Cura. 2011. (Encontro).
  5. 28º Festival de Dança de Joinville: Seminários de Dança. 2010. (Congresso).
  6. II Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro. 2010. (Seminário).
  7. Festival Internacional de Londrina – FILO. 2009. (Outra).
  8. Festival de Danças de Guarapuava.Comissão Julgadora. 2007. (Outra).
  9. Festival de Danças de Guarapuava.Oficina de Dança Contemporânea. 2007. (Outra).
  10. II Simpósio de Arte-Educação do DEART/UNICENTRO.Dança-Voz no processo educativo. 2004. (Simpósio).
  11. IV Seminário de Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná.O Estudo de Vocal Dance & Body-Mind Centering e suas aplicações para o performer contemporâneo. 2000. (Seminário).

 

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

  1. VINE MORINI, T. M.; Oliveira, R.A. . Arte e Moda: Contaminações sem Limite. 2011. (Outro).
  2. VINE MORINI, T. M.. ANÔNIMOS. 2003. (Outro).

Orientações

 

Trabalho de conclusão de curso de graduação

  1. Júlia de Souza Siécola Moreira. As cinco capacidades humanas dispostas em torno de Monteiro Lobato. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).
  2. Franciani Gomes Brumati. A Construção da Linguagem Afásico e suas Possíveis Relações para o Trabalho do Ator. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).
  3. Wesley Basbassa. As emoções no trabalho do ator: da neurociência ao Body-Mind Centering. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  4. Camila Siqueira Talevi. Pesquisa Cênica: a Repetição como princípio de composição da cena em Pina Bausch. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  5. Camila Sanae Suzuki. Plantamos cao de vidro, colhemos bexiga e comemos banana: memórias de uma viivência em direção teatral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  6. Antonio Marcelino Vicenti Rodrigues. O Desenvolvimento humano através da experiência artística: amarras reflexões e considerações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  7. Paulo Theodorico Cucaroli Barducci. Murmúrio: das históriasque meu corpo conta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  8. Gabriella dos Reis Ferreira. Florescer: para a construção de uma cena. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  9. Edvaldo Manoel dos Santos Junior. O Corpo enquanto Espaço no Espaço da Criação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  10. Jodair Moreno Pereira. OUTRORU: estudos sobre improvisação por contato. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  11. Dayana Fonseca Ferreira. Mulher Búfalo: o processo criativo na construção de uma performance. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  12. Thais Regina Batista. O Ator e a Importância do Trabalho Vocal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  13. Monica Cristina Moreira Bernardes. Presença ou a Vivência do Momento-Arte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  14. Mayra Ferrari Firmino. O Pós-Dramático e as Convergências da Cena Contemporânea. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  15. Raquel Figueiredo da Silva. O Sangue da Mãe Terra Transformado em Depósito de Lixo: reflexão poética e performática sobre a poluição das águas doces na cidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  16. Jussara Ruas Rocha Mello. Dança Vocal: a busca da totalidade psicofísica do intérprete na expressão cênica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  17. Letícia Flávia de Souza. Poéticas de um Corpo Cênico em Dança: O Movimento Sensível. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  18. Carina Assad Aranda. Energia? Energia… Em busca da compreensão de um processo de vida e arte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  19. Luana Soler Dias. A Eutonia como Método de Consciência Corporal no Trabalho do Ator. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  20. Janaína D’ Ávila Ferreira. Uma Reflexão sobre o Corpo que Dança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  21. Regiane Schmidt Coleraus. “Lilith: A Dualidade Feminina”. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  22. Werner Anobile Schwarz. “Dons Sons à Cena”. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  23. Ligia Maria Niehues. Um Exercício de Solidão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  24. Luis Fernando da Silva. Emoção: Fundamentos da Ciência para a Ação Cênica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  25. Vanessa Arenales Febrini. Expressão Corporal como Processo de Auto Conhecimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  26. Manuel Fabrício Alves de Andrade. Gestus na Dança-Teatro (A Busca pelo Corpo Social do Performer). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  27. Diego Fernando Zadra. Instrumentalização do Ator a Partir das Artes Circenses. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.
  28. Camila Paes de Oliveira. As Frestas da Máscara: O personagem pelos caminhos do corpo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Tereza Margarida Morini Vine.

 

Links de reportagens e entrevistas dos trabalhos realizados:

http://casadecultura-uel.blogspot.com/2009/11/danca-contemporanea-no-parana.html?m=1

http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=2&FWS_N_Texto=8998

https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/danca-teatro-passos-adiante-474177.html

https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/aflicoes-contemporaneas-698327.html

https://www.bonde.com.br/entretenimento/teatro/confissoes-em-contradicao-estreia-em-londrina-110266.html

https://www.bonde.com.br/entretenimento/musica/noticias/bonecas-em-cena-67013.html

https://hotelberlim.wordpress.com/2014/08/08/jardim-tokio-e-selecionado-para-o-festival-de-vitoria/

http://petalasporpetalas.blogspot.com/2017/08/teatro_19.html?m=1

Anúncios